sábado, 9 de agosto de 2014

O IRREPRESENTÁVEL

Sou homem, branco, heterossexual, de família abastada.
Não me orgulho de ser branco e heterossexual
Porque nunca precisei lutar
Para me impor e fazerem respeitar minha branquitude
E minha heterossexualidade.
Bandeira de orgulho é para quem luta.
Homem, branco, heterossexual,
Sem nunca ter passado por grave problema financeiro:
Sou, assim, a representação do opressor.
É difícil deslocar a estrutura da opressão,
Escapar da cooptação dos privilégios.
Porém sou avesso a toda cartilha,
E não engulo a ideia de que preciso ser opressor
Sempre e a todo momento.
Sou homem, branco, heterossexual
E de uma esquerda atualizada,
De uma esquerda entendida como espécie de percepção,
Que não coincide totalmente com nenhum partido.
Não tenho pretensão alguma de ser pobre,
Mas também não preciso morar no Leblon
Para ser depois chamado de esquerda caviar
(Apesar de caviar ser um prato
Pelo qual tenho curiosidade em experimentar,
Não obstante certa má impressão que seu aspecto me provoca).
Sou avesso a toda cartilha.
A qualquer uma dos opressores
E a qualquer uma dos oprimidos,
Pois toda cartilha tem seu fundo totalitário.
Não me sinto representado por ideias de opressores,
Mas não vou dizer que concordo com todas as ideias
Dos movimentos dos oprimidos.
Não sou hipócrita (a este ponto),
Não sou colunista de esquerda da “Folha de São Paulo”.
Apesar de ser melhor ser colunista de esquerda 
Da “Folha de São Paulo” cheio de gracejo stand-up
Do que colunista da “Veja”.
Sim, concordo que seja bem melhor.
Como disse, não sou hipócrita (a aquele ponto).
Também não sou o meio termo, o just milieu.
Só digo que sou avesso a cartilhas.
Sou o que sou,
Querendo ser além do que sou;
Sou o que fiz e faço com o que fizeram e fazem de mim,
E sou o que eu quiser a partir disto.
Por isto digo que sua cartilha, seja qual for,
Independente de seu poder histórico e de seu poder de [cooptação,
Não me representa.
No dia em que você ou vocês me representar ou representarem,
Quem dirá sou eu, e não você ou vocês.

Nenhum comentário: